O que trata um cirurgião de mão?
Podemos ,então, dizer que o cirurgião de mão trata enfermidades traumáticas e não traumáticas no membro superior. O primeiro grupo, engloba patologias comuns, doenças que ao longo da vida podem acometer um indivíduo com ou sem um fator determinante. São alguns exemplos a síndrome do túnel do carpo e outras compressões de nervo, o dedo em gatilho, o cotovelo de tenista (epicondilite), artroses de dedos e punho (artrite por gota, por lúpus, artrite reumatoide, etc), as tendinites (De Quervain) e bursites em geral, as lesões por esforço repetitivo (LER), dentre outras. No segundo grupo temos desde as cirurgias de reimplante de membros, de fraturas – luxações de ossos do membro superior, lesões tendíneas (cortes na mão e punho que causam a perda do movimento dos dedos e mãos), lesões de nervos periféricos incluindo cirurgia do plexo braquial(problema que causa a paralisia de movimentos do membro superior), entre outros. Esses problemas são agudos e causados por algum trauma (acidente automobilístico, queda, lesões por arma de fogo ou arma branca).
O cirurgião de mão é responsável por qualquer reconstrução na mão, punho e até mesmo braço e cotovelo. Ele é capaz e realizar coberturas de perdas de pele e outros
tecidos (como tendões e óssos). Fazer substituição de articulações por próteses, e assim outros procedimentos de reconstrução no membro superior.
Nem todos os tratamentos do cirurgião de mão são cirúrgicos. Muitos tratamentos podem ser feitos sem cirurgia (clínico), com remédios, talas e injeções ou com a associação de uma equipe multiprofissional. Porém, ele é o especialista mais capacitado para diagnosticar uma doença na mão e membro superior de uma forma precoce e eficiente.
Há um adendo importante com relação as doenças da da mão: elas nem sempre aparecem de forma imediata. Portanto, qualquer sintoma ou sinal de alterações de um problema na mão, a pessoa deve procurar um médico especialista, pois é a melhor forma de prevenir um problema maior.